quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os X-Men originais e o filme "Primeira Classe"

Com o lançamento do trailer oficial do filme “X-Men – First Class”, onde será apresentada a formação da equipe dos famosos mutantes da Marvel Comics, resolvi escrever um artigo com intuito de esclarecer melhor sobre essa primeira turma de alunos do Charles Xavier, ou melhor, sobre os X-Men originais.

Primeiramente, não sou o tipo de fã xiita, mas o Bryan Singer fez um péssimo trabalho na direção dos três filmes dos X-Men – okay, o primeiro é maaais ou menos, e o segundo filme tem boas cenas, como aquela em que o Logan protege os alunos quando ocorre a invasão na Mansão X. Agora quem está no comando é Matthew Vaughn, diretor que tem no currículo ótimos filmes como: "Stardust" (2007) e "Kick-Ass" (2009).

Até aí, tudo bem, mas ao assistir o trailer, concluí que o filme vai ser outro fiasco da franquia dos mutantes. Apesar de parecer impossível, no caso, dar um veredito antes de assistir um filme na íntegra, geralmente minhas primeiras impressões nunca falham. Eu sei, eu sei... eu sei que uma adaptação dos quadrinhos deve atingir um público que não consome e não está familiarizado com esse tipo de material, além de ser impossível adaptar grandes sagas. Décadas de publicações, como é o caso do título "X-Men", requer que as adaptações sejam, em tese, um resumo de anos de histórias; mas custava ao menos colocar o uniforme clássico (sim, eu sei que é cafona, mas chega de uniforme azul-escuro) nesse novo filme? Custava colocar a equipe original? Pois bem, confira o trailer:

 

Bom, para entender melhor o universo mutante, te convido para conhecer a mansão onde funciona a Escola para Jovens Superdotados, também conhecida como Instituto Xavier. Não sabe onde fica? Anote o endereço: Salem Center, condado de Westchester, N. Iorque – Graymalkin Lane, n° 1407.

Os simples Homo sapiens, não sabem que a escola na verdade abriga jovens mutantes, sendo um lugar onde irão aprender a manipular seus poderes e a usá-los para o bem da humanidade, de acordo com a filosofia de Xavier. Muito mais que uma escola, a mansão é a fachada do quartel de operações dos "Filhos do Átomo", ou melhor... os X-Men!

Charles Francis Xavier, um dos maiores telepatas da Terra, sabendo que a humanidade estava passando por um salto evolutivo de geração em geração e que a mesma não estaria preparada para isso, decidiu trabalhar secretamente para evitar o pior: uma guerra entre as raças. Sendo assim, Charles Xavier sustenta o sonho de uma “convivência pacífica entre humanos e mutantes”; mas ele compreende que a tarefa de garantir a paz entre os Homo sapiens e os Homo superior (a nomenclatura científica dos mutantes) não será nada fácil, para isso, é preciso estar preparado. Com a ajuda de seu melhor amigo, Erik Magnus Lensherr, eles planejam uma forma de assegurar que tanto mutantes, quanto humanos, possam coexistir em paz.


Charles recruta e treina jovens mutantes e cria os X-Men, aqueles que viverão em constante batalha, "defendendo um mundo que os teme e os odeia".

E quem são os primeiros alunos de Charles? Quem são os primeiros X-Men? Conhecidos nos quadrinhos como os X-Men originais, a primeira formação era composta por: Scott Summers, o Ciclope (Cyclops); Jean Grey, a Garota Marvel (Marvel Girl, e posteriormente Fênix/Phoenix); Robert “Bobby” Drake, o Homem de Gelo (Iceman); Henry “Hank” McCoy, o Fera (Beast) e Warren Worthington III, o Anjo (Angel).

Ciclope é o líder do grupo em campo, o seu poder mutante é a capacidade de disparar poderosas rajadas plásmicas dos olhos, o que pode causar um verdadeiro estrago em quem se meter no caminho dele. Essa energia é concussiva, não emite calor, as rajadas apenas absorvem energia solar. “Tá bom, mas como ele consegue controlar essas rajadas?”: tanto os óculos como o visor que Ciclope usa, são feitos de quartzo-rubi, o material que o impede de sair destruindo tudo com os canhões que ele possui no lugar dos olhos. 

Ciclope não consegue controlar suas rajadas normalmente por conta de um acidente que sofreu quando era apenas uma criança, afetando o cérebro e deixando as rajadas sempre “ligadas”. Sua outra habilidade está relacionada ao fato de nem sempre poder contar com suas rajadas, por conta do perigo em usá-las em locais fechados, então naturalmente Ciclope tem um sentido sobre-humano de consciência espacial, fazendo com que ele realize disparos exatos e possa até lutar de olhos vendados. Além de ter sido o primeiro X-Men recrutado, ele é o líder do grupo e tem um relacionamento com Jean Grey.

Garota Marvel/Fênix é a poderosa telepata do grupo, além de possuir telepatia (a habilidade de ler e controlar mentes), Jean tem a telecinésia, o poder de controlar a matéria com a mente; mas nem tudo são flores quando se tem esse tipo de poder: antes de ser recrutada por Charles, Jean presenciou sua amiga ser atropelada por um carro enquanto brincavam de frisbee, esse acidente fez com que as emoções pós-trauma despertassem os poderes de Jean, fazendo com que ela entrasse na mente da amiga no momento da morte, deixando a jovem Jean em estado catatônico. 

Sendo Charles um poderoso telepata, somente ele poderia ajudá-la e o fez bloqueando essa habilidade e deixando somente a telecinésia aos comandos da adolescente. Jean só volta a usar a telepatia depois de se envolver com Scott, pois ela queria se aproximar ao máximo de seu parceiro e isso faz com que seus poderes telepáticos apareçam novamente de forma natural. Charles Xavier desbloqueia a telepatia de Jean e passa a treiná-la.

A Garota Marvel é o quinto membro do grupo. Eventos de um futuro não distante, farão com que Jean Grey se torne a Fênix.

Homem de Gelo é o famoso mutante que cria e desliza em rampas de gelo. Com o poder de controlar e congelar a umidade do ar, Bobby Drake é capaz de fazer maravilhas com o seu poder. No começo Bobby sofre com suas habilidades mutantes, passando por frios extremos e chegando ao ponto de se transformar em um boneco de neve (eu iria rir se me deparasse com isso) em sua casa. Depois de Charles conversar com os pais de Bobby e convencê-los de que o melhor era ele aprender a controlar seus dons, ele é recrutado e se torna membro dos X-Men.

Treinamento de anos fizeram de Bobby um poderoso mutante. Com suas habilidades de manipular a umidade, seus poderes congelantes, Bobby é respeitado pelo seu incrível dom. Alguns mutantes até pensam que Bobby não usa nem metade de seu verdadeiro potencial. Ele pode alterar de forma, transformando o seu corpo em gelo (mas não imóvel), podendo receber danos e se recuperar melhor do que na forma original.

Fera é dotado de pés e mãos absurdamente grandes para um ser humano normal, mas também é dono de um incrível intelecto. Ao contrário da maioria dos casos, Hank não teve repulsa dos pais, estes o criaram com muito amor e carinho, e sempre o apoiaram. Charles (antes que você me pergunte como ele consegue encontrar todo mundo, o professor X consegue encontrar mutantes em qualquer lugar do planeta com o uso do equipamento conhecido como Cérebro) entra em contato com os pais de Hank e oferece a mansão como fonte de estudos para o jovem e assim contribuir para a sua formação acadêmica. Vários equipamentos da mansão foram desenvolvidos com a ajuda de Hank, e isso era um de seus passatempos.

Depois do conseguir o doutorado em biofísica, Hank abandona os X-Men para continuar com seus estudos, mas após tentar modificar a forma estranha dos pés e das mãos, pêlos cinzas começaram a nascer e sua forma foi mudando cada vez mais. Hank não conseguiu estabilizar sua mutação, ao contrário, ele estava evoluindo novamente: ganhou garras, sentidos ampliados e uma espécie de fator de cura (inferior ao do Wolverine) e a aparência de um animal, e essa nova mutação fez com que ele voltasse para a mansão Xavier. Após estudar muito a sua fisiologia mutante e cansado da cor cinza, Hank desenvolve uma fórmula que deixa seus pêlos azuis. Existem vários gênios no universo Marvel e o Fera é um deles.

Anjo nasceu em uma das famílias mais ricas do país, Warren Worthington III teve seus poderes manifestados na escola, quando sentiu suas asas brotando das costas. Warren conseguiu esconder suas asas durante algum tempo amarrando elas, mas ele não consegue compreender o que está acontecendo, suas asas continuam crescendo e descobre que consegue voar. Em um dos seus primeiros vôos, Warren salva uma pessoa. Charles entra em contato com o jovem e lhe faz a promessa de que pode ajudá-lo. Na escolha do codinome, Warren escolhe se chamar “Anjo”, pois era isso que ouvia das pessoas quando voava pela cidade. 

Estes são os cinco X-Men originais, depois vieram outros mutantes, novas formações de equipes. Infelizmente, é justamente isso que não veremos no novo filme: o recrutamento da primeira equipe de mutantes.

Depois que os X-Men foram criados, uma divergência fez com que Charles e Erik deixassem de compartilhar o mesmo sonho. Erik, acompanhando o ódio racial pelo mundo e temendo o que um dia presenciou, adota outra posição: a de garantir que o Homo superior não venha sofrer nas mãos da humanidade. Sendo assim, Erik torna-se o vilão Magneto e funda a Irmandade de Mutantes. Segundo Magneto, o mundo pertence aos Homo superior, já que é a evolução natural da humanidade. Muito anos antes dos X-Men, antes do sonho, Charles conheceu Magnus quando este trabalhou como voluntário na recuperação de sobreviventes dos campos de concentração nazista.

Charles e Magnus escondiam os seus dons, ambos tornaram-se amigos por conta de seus ideais e foi após um acidente que ambos revelaram que eram mutantes. Magnus é judeu e nunca conseguiu superar o trauma do triste evento envolvendo seu povo, e isso fez com que discordasse em vários pontos do sonho de Charles. É durante uma briga que Magnus fere gravemente Charles, deixando a mente mais poderosa do mundo presa num corpo em uma cadeira de rodas.

Sobre o Fator X – É o elemento encontrado no DNA mutante, identificado como “X”, é ele que determina a diferença entre Homo sapiens e Homo superior. Os mutantes são portadores do Fator X no DNA, e isso acontece de geração em geração. Geralmente os dons mutantes aparecem no período da puberdade ou por conta de um processo traumático, de extremo estresse. Alguns mutantes possuem alterações físicas, notáveis desde o nascimento (o Fera, por exemplo) e outros mutantes despertam seus poderes somente na fase adulta.

São décadas de publicação do título "X-Men", por isso, é muita informação para apenas uma postagem, sendo assim, trata-se de “resumo”. Por falar em publicações, já faz algum tempo que não acompanho regularmente o título, pois a qualidade das histórias despencou.

Sobre o filme, não alimento boas expectativas. Assisti o trailer e vi que outros personagens que aparecem apenas depois de anos de publicação, estarão no filme, o que novamente faz uma enorme bagunça em toda a cronologia do título.

Criados pela dupla Stan Lee e Jack Kirby, os famosos mutantes da Marvel apareceram pela primeira em "The X-Men #1", publicada em 1963. Apesar de na infância ter alguns quadrinhos do "Homem-Aranha", "X-Men" foi o título responsável para que eu adentrasse de vez no universo das histórias da Marvel Comics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão lidos e sempre que possível respondidos.